sábado, 25 de outubro de 2008

Muitas notícias frescas. Vou separar em tópicos.

Relação entre Ucrânia e Rússia


Ucrânia afirma que Rússia deverá se preparar para deixar a Criméia

Novamente a Ucrânia traz à tona a questão da Frota do Mar Negro. Kiev afirmou que a Rússia deve começar desde já a preparar a retirada de sua frota da base de Sevastopol, já que o processo pode durar até 6 anos. O tratado assinado prevê que a Rússia deverá encerrar sua presença militar na península até 2017.

http://en.rian.ru/world/20081024/117934615.html


Ucrânia afirma que Rússia forneceu armas à Abkházia e Geórgia

A Ucrânia acusou a Rússia de fornecer armamentos tanto à Abkházia quanto à Geórgia antes da guerra de agosto. As acusações foram uma resposta das acusações russas de que a Ucrânia teria fornecido armamentos à Geórgia.

Segundo a Ucrânia, ao contrário da Rússia ao vender armas para a Geórgia a Ucrânia não violou nenhum tratado embargo de armas. Kiev lembrou que existe um embargo de armas contra a Abkházia desde 1992.

http://en.rian.ru/world/20081024/117935966.html


Relações entre EUA e Rússia


EUA impôem embargo ao Exportador de Armamentos Estatal da Rússia

Os EUA impuseram embargo de armas è empresa estatal russa de venda de armamentos, a Rosobonoronexport. A Rosobonexport é a empresa estatal responsável por fazer a mediação entre TODAS as empresas da indústria de armamentos da Rússia e os seus compradores internacionais.

A inclusão da Rosobonexport na lista foi justificada por uma alegada relação com a proliferação de armas de destruição em massa.

A ordem foi assinada no dia 16 de Outubro e entrou em vigor nesta semana e deve durar dois anos. A Rosoboronexport foi incluída numa lista onde figuram Venezuela, China, Coréia do Norte e do Sul, Emirados Árabes Unidos, Sudão, Síria e a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.

A reação dos russos foi bem enérgica. O Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que "Os Estados Unidos introduziram essas sanções sem nenhuma base no Direito Internacionais. Nós levaremos isso em consideração nas nossas relações com os EUA." Ele ainda adicionou: "Se algumas pessoas em Washington acham que isso faria com que a Rússia tivesse uma posição mais amena com relação à posição americana sobre o programa nuclear iraniano, eles estão errados."

Além disso, Moscou afirmou que os EUA estão tentando frustrar o desenvolvimento da indústria de armamentos da Rússia. Eles alegam que é muito estranho que a decisão tenha sido tomada poucos dias depois do anúncio de que as exportações de armamentos da Rússia cresceram 23% nos primeiros nove meses de 2008.

http://en.rian.ru/world/20081024/117923187.html

http://en.rian.ru/russia/20081024/117930567.html


http://en.rian.ru/russia/20081024/117938778.html


Questão da Geórgia


Ajuda para a Geórgia é direcionada também para a Abkházia e a Ossétia do Sul

O Líder do delegação do Parlamento Europeu em Moscou afirmou que toda a ajuda destinada a Geórgia é destinada para todo o território do país, o que inclui, obviamente, a Ossétia do Sul e a Abkházia.

http://en.rian.ru/world/20081025/117948909.html

Nenhum comentário: