sábado, 11 de outubro de 2008

Notícias 11/10

Discreto político finlandês ganha Prêmio Nobel da Paz

Ex-presidente Martti Ahtisaari atuou como mediador em conflitos

O Comitê do Nobel da Paz atribuiu o prêmio deste ano a Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia, que há décadas trabalha pela paz adotando uma diplomacia prudente e silenciosa na Ásia, África e Europa. De acordo com o Comitê, entre as 197 pessoas indicadas ao prêmio, Ahtisaari foi escolhido "pelo seu importante trabalho em diversos continentes há mais de três décadas para a solução de conflitos".

Ahtisaari teve um papel crucial na solução de conflitos que se enraizaram no fim do século 20 e ameaçaram explodir no início do 21. O Comitê do Nobel mencionou especificamente o trabalho para pôr fim ao domínio sul-africano na Namíbia, que durou dos anos 70 até o fim da década de 90, e também os seus esforços de paz na província indonésia de Aceh, em Kosovo, na Irlanda do Norte, na Ásia Central, no Chifre da África e, mais recentemente, no Iraque.

noticia completa aqui

======

França diz que Rússia não cumpriu cessar-fogo total com Geórgia

GORI, Geórgia (Reuters) - A Rússia não cumpriu integralmente os termos do cessar-fogo assinado com a Geórgia, afirmou nesta sexta-feira o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, colocando em dúvida a retomada das negociações sobre uma parceria entre os russos e a União Européia (UE).


notícia completa aqui

Nenhum comentário: